Por Luciana Piris
Com corredores amplos, a temporada de 2017 da indústria moveleira começa com pé direito. Os ares sulistas, aromas de madeira recém-saídos da fábrica e muitos estofados suntuosos e bem acabados foram os destaques desta edição da Abimad. Móveis fabricados principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e uma parte em Minas Gerais com qualidade internacional compuseram o evento.
De acordo com Michel Otte, presidente da Abimad, o mercado está aguardando uma retomada gradual, já que os indicadores apontam uma queda da inflação e ciclo de baixa de juros, o que sempre estimula o mercado moveleiro. “Já que a compra de bens duráveis, como móveis e artigos de decoração, está diretamente ligado a esse fator da economia”, destaca Otte.
Muitas expositoras participam do programa Brazilian Export. “Com a alta do dólar, os produtos ficaram competitivos no exterior e o faturamento da feira para esse público foi de US$ 5 milhões, superando a expectativa da ABIMAD” , destaca Michel Otte. Um fator determinante foi a recuperação do consumo nos Estados Unidos, que historicamente é um comprador importante da indústria moveleira.
O programa ABIMAD Export tem como objetivo detectar compradores potenciais em países de diferentes regiões e recebeu investimento de R$ 2 milhões. O objetivo desta ação é favorecer a exportação da produção nacional.
Soluções
Como trabalham os sócios Eduardo Morão, arquiteto e diretor da Studio Casa, e Paulo Mourão, vice-presidente da Abimad e diretor da Studio Casa. O Eduardo é responsável pela concepção e desenvolvimento das novas coleções do Studio Casa com um toque de sofisticação e englobando todos os itens de decoração. “Oferecemos o todo da decoração. É isso que hoje faz a diferença,” declara o Paulo Morão. O Studio Casa possui duas lojas na região sul do país e pretende crescer de 10 a 15% em 2017.
Confira os destaques da Feira
A Universum, empresa da Serra Gaucha, localizada em Antonio Prado, com um ambiente de 10 mil m² de área. A Universium trabalha com produtos com design e linha de acabamento diferenciado. Durante a Abimad lançaram a Linha Montreal e Urban, todos com madeira maciça e com vidros “polidos ou lajeados”. Abastecem cerca de 600 lojistas Brasil.
A Germânia tem um “que” de Sentir-se bem e compartilhar sempre. A empresa começou a operação há mais de 40 anos e está com uma linha nova, assinada pelo arquiteto Fabio Spire, são sofás com acabamento diferenciados e cores diferentes.Nesta edição da Abimad estava com uma série de lançamentos como sofás em tons mais claros e estruturados. “Mesclamos o novo e velho, utilizamos uma série de tendências e trabalhamos com toda a equipe para entregar este projeto”. Com sede em Nova Petrópolis, na Serra Gaucha começou vendendo um único modelo de sofá: o modelo suíte. E hoje conta com uma unidade fabril de 9 mil m² e uma loja de 5 mil m². Importa itens de decoração e exporta para países da Mercosul, EUA e Europa.
De forma lúdica e com classe, a Salvatore Minuano apresentou sofás bem estruturados e com uma série de novidades. A empresa comprova sua vertente de desenvolvimento ligado as tendências mundiais. Na linha de Tiles e Tapetes o que mais chamou a atenção foi o Tapete de mandala(creme e magenta) que estava na porta do estande da empresa na Abimad. Além da poltrona soho e chaisse.
Com destaques e lançamentos em quase todo seu estande da Abimad. Roberto Pereira, gerente comercial da Cosmo, apresenta suas novas coleções com acabamento em cinamomo natural e castanho. Já no lançamento das cadeiras uma das novidades foi a adesão da palha natural e mais quatro novos lançamentos da Cosmo durante a Abimad.