Notícias

Aviação doméstica inicia 2017 com retração de 1,38%

369views

A aviação doméstica segue encolhendo no Brasil. Na comparação com o mesmo mês de 2016, a demanda1 por transporte aéreo doméstico de passageiros em janeiro recuou 1,38% (a retração acontece sobre a baixa de 4,11% registrada em janeiro de 2016 em relação a janeiro de 2014). A oferta, por sua vez, teve redução de 2,74%. O fator de aproveitamento3 dos voos experimentou ligeira alta de 1,17 ponto percentual, chegando a 84,36%. O total de viagens realizadas registrou queda, de 2,17%, totalizando 8,6 milhões de passageiros transportados no mês. As estatísticas são referentes às operações das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

“São dados preocupantes. Como o mercado entrou em retração em agosto de 2015, desde então estamos apurando baixas sobre baixas. Em condições normais, de crescimento, ou ao menos de estabilidade econômica, isso não deveria acontecer, em especial nessa época”, analisa o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. “Dezembro e janeiro são meses da alta temporada de verão da aviação”, conclui.

O mercado acumula 18 meses consecutivos de retração da demanda por voos domésticos e do volume de passageiros transportados (a oferta tem recuado há 17 meses). Em valores absolutos, a oferta e o volume de passageiros registrados em janeiro desse ano são os mais baixos para o mês desde 2013. A demanda, por sua vez, foi a mais baixa registrada em janeiro desde 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa