Notícias

IPCA de janeiro registra menor taxa

412views

A inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,38% em janeiro. O anuncio foi realizado pelo IBGE, que indicou o menor índice desde janeiro de 1979.

Em janeiro do ano passado, o IPCA subiu 1,27%. Em 12 meses, o indicador acumulou alta de 5,35% após fechar 2016 com avanço de 6,29%. É a menor taxa para 12 meses desde os 5,28% de setembro de 2012.

De acordo com a Professora Margarida Gutierrez, professora de economia da Coppead, da UFRJ,  existem  três fatores impulsionando a queda do IPCA e dando indícios de uma possível  retomada econômica:  a queda do cambio, a reforma previdenciária, o número de empregos começar a se estabilizar. “Se não tivermos nenhuma surpresa, a economia brasileira vai se recuperar gradativamente”, revela a professora Margarida Gutierrez.

Também registraram taxas menores os grupos vestuários de 0,32% para ,36% e despesas pessoais de 1,01% para 0,45%. Houve aceleração na alta das despesas com alimentação, habitação, artigos de residência, cuidados pessoais e educação.

O IPCA mede a inflação para as famílias com rendimentos mensais entre um e 40 salários mínimos, que vivem nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Vitoria, Brasília e nos municípios de Goiânia e Campo Grande.

Luciana Piris