Notícias

Fnac Brasil busca parceiro para prosseguir com operação no mercado brasileiro  

450views

A Fnac Brasil informou que está buscando um parceiro local para tocar e reforçar a sua operação, depois que seu controlador, o grupo francês Fnac Darty, anunciou na véspera a intenção de sair do Brasil.

A subsidiária da varejista de produtos eletrônicos, culturais e eletrodomésticos no país disse em nota que “precisa ter um tamanho crítico” para “ser relevante e reforçar sua posição de mercado”.

O comunicado global divulgado pela empresa francesa na terça-feira (28) dizia que foi iniciado “um processo ativo para buscar um sócio, o que pode levar a uma retirada do país”. Já o texto distribuído agora pela filial brasileira afirma que a procura por um sócio visa “continuar e reforçar sua operação no país.”

Com cerca de 10 lojas, o Brasil representa menos de 2% do volume de vendas total da Fnac. A companhia está por aqui desde o fim dos anos 1990, mas aponta dificuldades nos negócios já há alguns anos.

No informe financeiro global de 2016 a subsidiária brasileira aparece no campo “operações descontinuadas”.

No mundo todo, a companhia teve um resultado de equilíbrio (lucro zero) no ano passado, mas afirmou que as vendas e rentabilidade têm crescido.

O lucro líquido ajustado foi de 54 milhões de euros no período, um aumento de 37% em relação a 2015.

O volume de negócios chegou a 7,4 bilhões de euros, um aumento de 43,6% em dados publicados (que consideram os números da Fnac ao longo dos 12 meses de 2016 e os da Darty, adquirida em julho, a partir de agosto) e de 1,9% em dados pró-forma (que projetam os números da Darty como se ela tivesse sido incorporada pela Fnac em janeiro de 2015).

Veja a íntegra da nota da Fnac Brasil sobre o anúncio:

“A Fnac anunciou nesta terça-feira o seu resultado 2016. O novo grupo Fnac Darty está agora focado na nova estratégia de integração com Darty, transformando-se em um relevante player no continente europeu. A operação brasileira precisa ter um tamanho crítico no sentido de ser relevante e reforçar sua posição de mercado. Devido a isso, a Fnac iniciou um processo ativo de busca de parceiro local para continuar e reforçar sua operação no país.”