Notícias

Francal Feiras e ABCEM realizam o Construmetal 2023,  maior encontro do setor da construção em aço da América Latina 

1.03Kviews

Evento acontece dia 21 de setembro no Allianz Parque, obra icônica na construção metálica. Encontro terá seminário com 5 painéis com as tendências de mercado e feira com 13 expositores entre as principais empresas do Brasil

Pela primeira vez a Francal Feiras, líder tradicional em promoção de feiras no país, está organizando e promovendo o Construmetal, maior encontro do setor da construção em aço da América Latina. O espaço em que o congresso e a feira de exposições serão realizados também é novidade. O lugar do encontro, desta vez, será o Allianz Parque, obra icônica toda feita em aço.

O evento acontece dia 21 de setembro, das 8h às 21h. A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), realizadora do encontro, espera reunir um público de 500 pessoas. Com o tema central “Tecnologias de Última Geração na Construção em Aço”, o congresso deste ano terá cinco painéis e 26 palestrantes que discutirão sobre as principais atualizações do mercado. Na feira de exposições estão previstos 13 expositores.

O evento é patrocinado pela ArcelorMittal, Metasa, Usiminas e outras 25 empresas do setor e voltado aos profissionais de empresas que atuam em infraestrutura, construção civil, estruturas metálicas, engenheiros, acadêmicos e estudantes da área.

O Construmetal também terá um espaço dedicado às sessões técnico-científicas. Ao todo, serão apresentados 33 projetos de empresas ou trabalhos acadêmicos ligados à construção em aço.

O congresso contará com a participação de Uallace Moreira Lima, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que falará sobre o programa Construa Brasil no último painel do dia, cujo tema é “Perspectivas e Oportunidades para a Indústria da Construção Civil”*. O Construa Brasil é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com entidades do setor da construção. Neste mesmo painel teremos também a participação de Armando Júnior, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. *E na abertura oficial do evento, às 9h, estarão presentes Felicio Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo; Marcos Penido, secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura e Obras de São Paulo.

Fernando Ruas, diretor de Negócios da Francal Feiras, explica que o evento da construção metálica é a porta de entrada no setor da construção industrializada. “Este é o primeiro evento que a empresa promove no segmento. E não vamos parar por aí. Em 2024 faremos uma grande feira com todos os sistemas construtivos, que envolve não só a construção metálica, mas também a construção industrializada de concreto e de outros materiais de construção”, diz. “E já estreamos em grande estilo. Pela primeira vez o encontro será realizado no Allianz Parque, um dos excelentes exemplos das possibilidades da construção metálica, ícone arquitetônico da cidade”, destaca.*Horário Steinmann, presidente da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM)*, afirma que o objetivo do Construmetal é promover a expansão do setor de forma inovadora, forte e competitiva. “Os consumidores estão cada vez exigentes. Querem rapidez e processos mais sustentáveis em suas obras. E a construção metálica tem tudo isso para oferecer. Vamos mostrar que temos uma indústria em constante desenvolvimento e com muitas inovações em andamento”, resume.

Ulysses Nunes, diretor executivo da ABCEM, comenta que o congresso irá debater os temas mais importantes para o setor no momento. O primeiro painel trará as recentes inovações em Building Information Modeling (BIM) e como as pequenas e médias empresas podem se adaptar às transformações digitais do mercado, como a adoção de inteligência artificial, robotização, internet das coisas e realidade virtual e aumentada.

Carlos Costa, diretor da divisão regional da Trimble Brasil, empresa que oferece soluções para melhorar a produtividade no setor da construção, é um dos palestrantes do primeiro painel. Ele mostrará as novidades da empresa em relação aos diferentes usos do BIM e a conectividade que o sistema está proporcionando na elaboração e gestão de projetos.

O segundo painel terá como foco o tema “Pesquisa e Desenvolvimentos e as Novas Profissões”. Segundo Ulysses Nunes, o objetivo é discutir o que precisa ser feito para que a grade educacional das universidades se adeque às transformações digitais que estão ocorrendo no segmento.

O painel 3, cujo tema é “Tecnologias para o aumento da produtividade, integração dos sistemas e sustentabilidade na construção civil” tem como objetivo discutir como os diferentes sistemas da construção industrializada podem trabalhar em conjunto e quais são os desafios para que isso aconteça.

Este bloco vai contar com a participação de um convidado internacional, o engenheiro Enrico Mangoni, professor de Projetos das Estruturas e Reabilitação das Construções Existentes da Universidade de Florença, na Itália, e presidente da empresa de engenharia Studio Mangoni. “A sustentabilidade tem se tornado um problema para a construção civil convencional, que trabalha basicamente com o concreto armado. Portanto, a construção industrializada pode fazer deste problema uma oportunidade, já que oferece opções de construção com muito menos resíduos”, afirma o engenheiro.

O congresso irá discutir também se a indústria nacional está preparada para atender às demandas da expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN), que ocorrerá a partir dos mega leilões de transmissão de energia que acontecem este ano e em 2024. As estruturas metálicas das linhas de transmissão são feitas de aço. Com os mega leilões, a previsão é de que o setor precise fornecer em torno de 300 mil toneladas de aço. A expectativa é de investimentos de cerca de R$ 50 bilhões com os mega leilões. Luiz Cruz Schneider, que é membro do conselho da empresa Brametal e de outras empresas do ramo de energia e um dos painelistas do painel 4, garante que o setor está preparado, sim, para atender a demanda que virá com os mega leilões. “As empresas estão prontas para atender as demandas de produtos e serviços para a expansão do setor de transmissão”, afirma. Esta parte do debate contará também com a presença de Thiago Martins, Superintendente de Transmissão de Energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Para mais informações, acesse congressoconstrumetal.com.br

A programação completa do evento segue anexo.

Serviço:

O que: Construmetal, o maior encontro da construção em aço da América Latina

Onde: Allianz Parque, 6º andar (entrada somente pelo estacionamento)

Endereço: R. Padre Antônio Tomás, 72 – Água Branca, São Paulo

Horário: das 8h às 21h (programação anexa)

Obs.: Estacionamento gratuito para a imprensa

Credenciamento e informações sobre a cobertura do evento:
Regina Terraz, assessora de imprensa Construmetal/Original123 Comunicação – regina@original123.com.br – celular/WhatsApp (11) 975-962-423
Cristina Ferreira, assessora de imprensa Construmetal/Original123 Comunicação cristina@original123.com.br – celular/WhatsApp (11) 999-598-686