Notícias

Fruit Attraction chega ao Brasil mirando mercado de 1,2 bilhão de dólares

611views

Sucesso na Europa há 15 anos, evento desembarca no país com projeção de gerar mais de 250 milhões de dólares em transações comerciais às empresas nacionais 

São Paulo, fevereiro de 2024 – Uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e vegetais do mundo, a Fruit Attraction terá neste ano, pela primeira vez, uma edição brasileira. Entre os dias 16 e 18 de abril, o São Paulo Expo receberá o evento para alavancar ainda mais o setor de exportação de frutas, que bateu recorde de faturamento em 2023, alcançando a marca de 1,2 bilhão de dólares, conforme dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

O recorde de faturamento representa um crescimento de 26,73% e um volume superior de 6% na comparação com 2022. Diante do bom cenário, os organizadores projetam que as empresas brasileiras levantem mais de 250 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,24 bilhões na cotação atual) em negócios, que devem ser concretizados em até 12 meses.

“A Fruit Attraction é uma das  marcas emblemáticas da IFEMA MADRID, o que oferece uma garantia de sucesso no processo de internacionalização da feira. No ano passado, em sua 15º edição, reuniu mais de 103 mil  profissionais de 145 países e 2 mil expositores de todo o mundo, tornando-se uma das grandes referências no calendário de feiras global. Sem dúvida, um dos projetos mais adequados para expandir a marca Fruit Attraction para o exterior, especialmente para um país tão rico no setor hortofrutícola como o Brasil. A Fruit Attraction São Paulo tem um enorme potencial”, afirma Jaime Martín, diretor de Expansão Internacional da IFEMA MADRID.

“É uma satisfação trazer esta feira para o Brasil, através da parceria com a IFEMA MADRID. Trata-se de uma marca consolidada na Europa e um dos principais eventos de frutas e hortaliças do mundo. Unimos a pujança da feira com o potencial brasileiro no setor. Isso nos dá muito ânimo e a certeza de que esta será a primeira de muitas outras edições”, afirma Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil.

O anúncio oficial foi feito no ano passado, durante a edição de Madri, na Espanha. Organizado pela IFEMA MADRID e realizado no Brasil com apoio da Fiera Milano, o evento deve atrair mais de 200 expositores nacionais e internacionais em um espaço de 9 mil metros quadrados. Por fim, a How2Go, multinacional espanhola de internacionalização, será a representante no Brasil para comercializar as áreas às empresas nacionais.

De acordo com Marcelo Vitali, diretor da How2Go no Brasil, “a Fruit Attraction oferece aos empresários brasileiros uma oportunidade única de consolidar planos comerciais e fortalecer seus negócios localmente, ao mesmo tempo que proporcionará boas oportunidades para exportação de produtos”.

“Será um evento crucial para impulsionar a indústria brasileira de frutas rumo ao objetivo de tornar o Brasil um dos dez principais exportadores de frutas do mundo. Esta edição da Fruit Attraction é especialmente significativa, marcando a internacionalização do evento e sua conexão mais estreita com a América Latina. O Brasil, com sua posição de liderança na região, está perfeitamente posicionado para se tornar um epicentro de sucesso para encontros comerciais no setor de frutas e hortaliças, unindo toda a cadeia de valor e fomentando o comércio entre as Américas e a Europa”, afirma Vitali.

Em Madri, cerca de 50 empresas exportadoras brasileiras, lideradas pela Abrafrutas, e quase 10 importadoras estiveram presentes no Fruit Attraction 2023, convidadas pela How2Go. Para a edição brasileira, a empresa está alinhando a participação de governos regionais, iniciativa privada e demais stakeholders. Entre os estados já confirmados estão: Maranhão, Bahia, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Serviço:

Fruit Attraction São Paulo

Data: 16 a 18 de abril de 2024

Horário: das 10h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Transporte gratuito com início 1 hora antes até 1 hora depois do funcionamento da feira.

Mais informações neste link.

 

Sobre a IFEMA MADRID

IFEMA MADRID é o principal operador de feiras na Espanha e um dos mais importantes na Europa. Com mais de 500 eventos realizados a cada ano, seu calendário anual inclui feiras, congressos e eventos profissionais relacionados com praticamente todos os setores da economia. Anualmente, mais de 24  mil empresas espanholas e estrangeiras participam para gerar negócios e estabelecer relações comerciais, atraindo cerca de 4 milhões de visitantes. Com uma programação intensa, que também engloba grandes eventos musicais, espetáculos, exposições e eventos de lazer para o público em geral, a companhia consolidou-se como o segundo motor econômico da Região de Madrid, com um impacto na Comunidade local de 5.104 milhões de euros. Mais informações: https://www.ifema.es/

Sobre a How2Go

A How2Go é uma multinacional espanhola especializada na internacionalização de empresas. Atualmente, possui 13 escritórios espalhados pelo globo (Brasil, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Espanha, Hong Kong, Marrocos, México, Peru, Portugal, Reino Unido e Shanghai). A companhia desembarcou no Brasil em janeiro de 2023 e estima abertura de US$ 100 milhões em novos negócios no país até 2025 – especialmente em setores como os de alimentos e bebidas e de tecnologia para os setores de agropecuária e saúde.  Saiba mais: https://h2gconsulting.com/?lang=pt-pt

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas sete feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Reatech, Tubotech e wire South America. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br

 

 

Informações para Imprensa

2PRÓ Comunicação

Myrian Vallone | Teresa Silva

e-mail equipe: fieramilano@2pro.com.br

11-3030-9463 |3030-9404 | 99228-7836